Megaterminal de celulose é inaugurado no Porto de Santos, com potencial para quadruplicar exportações
Nesta segunda-feira (31), foi inaugurado no Porto de Santos o megaterminal de celulose EBLog, pertencente à Eldorado Brasil. O novo terminal tem capacidade anual de 3 milhões de toneladas e uma área de armazenagem de 50.000 m². A Eldorado investiu R$ 500 milhões no projeto, visando aumentar sua competitividade no mercado global.
Segundo a Autoridade Portuária de Santos, o megaterminal pode levar o porto a quadruplicar o volume de celulose exportado nos próximos 10 anos, passando de 2,5 milhões de toneladas em 2015 para uma capacidade de até 10 milhões de toneladas até 2025.
O Brasil, segundo maior produtor mundial de celulose, exporta principalmente para a China, que absorve 85% do volume. Itália, Estados Unidos, Alemanha e Holanda também estão entre os principais destinos.
Especialistas veem a inauguração como um marco para a economia e geração de empregos, além de consolidar o Porto de Santos como um dos maiores exportadores de celulose do mundo. O transporte ferroviário, responsável por 30% da movimentação do porto, é apontado como um fator-chave para aumentar a eficiência logística e reduzir custos.
Roberto Levier, consultor da FGV Transportes, e Cristina Helena de Mello, professora da ESPM, destacam a importância do terminal na economia de escala e competitividade do porto, comparando-o ao porto de Tianjin, na China, conhecido pela alta produtividade.
Fonte: CNN